Postagem em destaque

Brasileiro Guilherme Costa é eleito presidente de comissão da ONU sobre regulação de alimentos

O veterinário brasileiro Guilherme Costa foi eleito neste mês (18) o novo presidente da Comissão Codex Alimentarius, organismo criado por agências da ONU para proteger a saúde do consumidor e garantir práticas justas no comércio de alimentos.


ONU

Votação foi realizada durante a 40ª sessão da entidade. Essa é a primeira vez em que o Brasil ocupa o cargo. Há mais de 30 anos, nenhum país das Américas chefiava a comissão.


Guilherme Costa é novo presidente do Codex Alimentarius. Foto: Codex/Bin Han
Guilherme Costa é novo presidente do Codex Alimentarius. Foto: Codex/Bin Han

O Codex Alimentarius foi criado em 1963 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A comissão é responsável por definir regulações para a produção, compra e venda de alimentos. Atualmente, mais de 180 nações fazem parte da entidade.

Guilherme Costa se comprometeu a exercer uma liderança justa e transparente para conectar as diferentes realidades de cada Estado-membro, respeitando a diversidade e unindo países. O plano de trabalho apresentado pelo novo chefe do Codex inclui ainda propostas para aumentar o grau de conscientização da população sobre a importância da regulação de alimentos.

O brasileiro afirmou também que trabalhará para garantir que a comissão continue sendo a referência de segurança e qualidade alimentar em toda a cadeia produtiva e para os consumidores.

Costa é veterinário e trabalha na Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento. O médico tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de negociação e regulação para a segurança alimentar. Há mais de 20 anos, Gosta está envolvido com as atividades do Codex.


0