Postagem em destaque

Vereador do PDT é morto durante assalto em Santo André, diz PM

Cosmo do Gás foi baleado em casa por encapuzados em Santo André.
Mulher da vítima contou que 3 adolescentes fugiram sem levar pertences.


Do G1 São Paulo

O vereador Cosmo Rodrigues Cardoso, o Cosmo do Gás, do PDT, foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (9) durante tentativa de assalto em sua casa, em Santo André, na Grande São Paulo. A informação é da assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM).

Cosmo do Gás (Foto: Reprodução / Câmara de Santo André)
Cosmo do Gás (Foto: Reprodução /Câmara de Santo André)
De acordo com a corporação, o crime está sendo tratado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Apesar disso, os criminosos fugiram sem levar os pertences da vítima, que tinha 46 anos de idade. Cosmo era casado e deixa três filhos.

A mulher do político, que está grávida de quatro meses, contou aos policiais militares, chamados para atender a ocorrência, que, por volta das 4h30, três adolescentes encapuzados invadiram a residência, no Sítio dos Vianas, e anunciaram o assalto.

Ainda de acordo com a mulher da vítima, como o casal não tinha o dinheiro que o trio exigia, um dos assaltantes levou Cosmo para a cozinha, o mandou ajoelhar e atirou nele pelas costas. O vereador ainda foi socorrido por um vizinho, que o levou a um pronto socorro próximo, mas ele não resistiu ao ferimento e morreu.

Segundo a PM, o caso deverá ser registrado como latrocínio no 6º Distrito Policial, em Santo André. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que irá buscar informações do boletim de ocorrência para passar à imprensa.

A equipe de reportagem não conseguiu localizar os familiares de Cosmo para comentarem o assunto.

Procurado, o PDT divulgou nota, por meio do deputado federal Major Olímpio, lamentando a morte de Cosmo.

"O PDT lamenta e chora a morte do companheiro Cosmo do Gás, vereador de Santo André, executado com 2 tiros nas costas dentro de sua residência nesta madrugada. Confiamos no esforço da polícia de São Paulo para o esclarecimento das circunstâncias, autoria e motivação e acompanharemos todos os passos até que se faça justiça. A sociedade brasileira não suporta mais tanta violência e impunidade. Nossas orações e nossa solidariedade à família e amigos", informa a nota.

Perfil 

Cosmo nasceu em Umuarama, Paraná, em 27 de setembro de 1968. Filho de agricultores, aos 15 anos de idade havia se tornado líder do grupo estudantil da cidade.

Com a crise da agricultura, nos anos de 1990, mudou-se para Santo André em busca de melhoria de vida. Trabalhou como servente de pedreiro e em um depósito de materiais para construção, até ser contratado, em 1992, para trabalhar numa empresa em São Bernardo do Campo. Se tornou técnico em química por um instituto em Santo André.

Em 1998, abriu um depósito de gás na comunidade do Sítio dos Vianas, onde residia com a família. Sua bandeira era ser a 'voz da periferia'.

0