Postagem em destaque

Congresso vai investigar ameaça a ex-embaixador na Venezuela

Por Leandro | Coluna Esplanada

O incidente diplomático sem precedentes na História do Ministério das Relações Exteriores será investigado pelo Congresso. O presidente e o vice da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na Câmara, deputados Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Duarte Nogueira (PSDB-SP), respectivamente, vão apresentar semana que vem requerimento para convocar José Marcondes de Carvalho, o ex-embaixador do Brasil na Venezuela. Ele voltou com a esposa para o Brasil após ambos receberem ameaças de morte em Caracas no fim de 2013, conforme revelou ontem a Coluna. Informou o Itamaraty que a notícia é infundada. A Coluna mantém a versão publicada.

O chefe. O chanceler Luiz Alberto Figueiredo tem depoimento na próxima quarta e será cobrado pelo silêncio do Itamaraty. Ontem a liderança do PSDB discutiu o caso Marcondes.

A fera. José Marcondes tem perfil alinhado com o governo chavizta de Nicolas Maduro, mas sua esposa, uma peruana artista plástica, é crítica ferrenha e virou alvo de ameaças.

Repercussão. Para o senador Ricardo Ferraço, presidente da Comissão no Senado, o embaixador deveria dar queixa na polícia. O deputado Eduardo Barbosa diz que o fato é gravíssimo.

Fala, Palácio!. ‘Esse é um fato gravíssimo para a diplomacia brasileira. Se o governo soube e não tomou medida é sinal de submissão’, diz o deputado Duarte Nogueira.


0